Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos

Criado em 1993, o PROAFRO constitui-se como um centro de pesquisa, documentação e atividades de Extensão Universitária, com sede na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob a responsabilidade do CCS, tendo como objetivo o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à História e Cultura dos povos africanos e afro-americanos.

O PROAFRO oferece:

  • Levantamento e acervo bibliográfico

Estamos realizando o cadastramento de obras (livros, revistas e outros textos) que tratam de nossos temas de estudo. Neste acervo você encontrará mais de 150 títulos que abordam os seguintes assuntos: religiões africanas e afro-americanas; questões raciais; culturas e identidades negras; política e história; escravidão e seus sucedâneos; economia de países africanos; educação.

  • Projetos de Pesquisa

Contamos no momento com vários pesquisadores que desenvolvem projetos de pesquisa dentro da temática africana e afro-americana. São eles: Prof. Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos, Profª. Fátima Machado Chaves, Profª. Heloísa Toller Gomes, Profª. Isaura dos Santos Brasil, Profª. Jurema José de Oliveira, Profª. Magali da Silva Almeida, Profª. Maria Aparecida F. de Andrade Salgueiro, Profª. Maria Consuelo Cunha Campos, Profª. Marilene Rosa Nogueira da Silva, Profª. Maria da Conceição Evaristo de Brito, Profª. Maria José Lopes da Silva, Prof. Rolf Ribeiro de Souza e Prof. Silvio de Almeida Carvalho Filho.

  • Arquivo de Notícias

Aberto à comunidade, este arquivo consiste no recolhimento de jornais recebidos pelas bibliotecas setoriais da UERJ, com a finalidade de selecionar notícias sobre as populações africanas e afro-americanas, além de cartazes e "folders"produzidos pelo Movimento Negro.Estamos realizando o cadastramento de obras (livros, revistas e outros textos) que tratam de nossos temas de estudo. Neste acervo você encontrará mais de 150 títulos que abordam os seguintes assuntos: religiões africanas e afro-americanas; questões raciais; culturas e identidades negras; política e história; escravidão e seus sucedâneos; economia de países africanos; educação.

  • Cadastramento de Pesquisa

O cadastramento de pesquisadores que se preocupam com as questões africanas e afro-americanas tem por finalidade estreitar nosso laços com as diversas pesuisas em andamento, de forma a nos possibilitar a atualização contínua sobre o que está se produzindo nesta área.

  • Cineafro

Tem por objetivo promover debates com alunos, entidades do movimento negro, pesquisadores e público em geral sobre a questão racial no Brasil e no Mundo, a partir da exibição de filmes que abordem a temática. Assim, projetamos mensalmente um filme seguido de debate com a presença de especialistas na temática racial, sempre com entrada gratuita

 

Visite o site do PROAFRO

 


© 2008, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.